Subscribe to my full feed.

sábado, 26 de setembro de 2009

O Plotter CNC PCB Modelo Ec1.0




           Será uma máquina desenvolvida com o objetivo de confeccionar PCB (Prinded Circuit Broard) ou em português, PCI (Placa de Circuito Impresso). O modelo utiliza o método subtrativo a partir função de fresar e furar, para deixar uma placa virgem, em uma placa trilhada e furada pronta para receber os componentes eletrônicos.
           A máquina é controlada por computador através de um programa que pode ser o TurboCNC em que sua licença é gratuita. Neste modelo, o que deve ser impresso é o negativo da imagem do circuito, pois será a parte eliminada, deixando apenas as pistas condutoras do circuito.(Fig. 01)

(Fig. 01)
(Im. retirada do site Geocities e editada)



ENTENDENDO MELHOR


O que é um Plotter?

           Plotter é uma impressora mais avançada e robusta, utilizada para fazer impressões em grandes dimensões como mapas cartográficos, propagandas publicitárias para outdoor, etc. Sua utilização é mais conhecida no ramo das gráficas. (Fig. 02)

(Fig. 02)
(Im. retirada do site Wikipédia)


O que é uma CNC?

           CNC significa Computer Numeric Control ou em Português Controle Numérico Computadorizado. É que permite o controle de vários eixos, possibilitando efetuar suas tarefas em três dimensões e ângulos variados.


O que é uma PCB (Prinded Circuit Broard) ou em português, PCI (Placa de Circuito Impresso)?

           É uma placa, que pode ser de vários materiais – Fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, etc e na sua superfície, há uma fina película condutora de eletricidade, geralmente metálica que pode ser de cobre, prata, ligas a base de ouro, níquel, entre outras; película esta em que são desenhadas as pistas condutoras e onde serão fixados os componentes eletrônicos e denominado então ao fim do processo, de placa lógica.

O processo de confecção da PCB pode ser por dois métodos: Subtrativo e Aditivo.

           No método subtrativo, consiste no processo em que uma placa com sua superfície condutora virgem, e em que será subtraída a parte metálica que não fará parte do circuito, deixando apenas a parte desejada, formando então, as pistas condutoras.

           No método aditivo, consiste no processo em que a placa virgem, não tenha a superfície condutora de eletricidade e seja adicionada a pista condutora.


Anexos:

 
Placa para Circuito Impresso virgem de Fenolite


 
Circuito pronto




 
Placa Lógica